- Carolina Soares
Persona

Persona é a representação do seu cliente, de forma fictícia. É baseada com dados reais sobre o comportamento e características dos seus clientes englobando também histórias pessoais, objetivos e preocupações. Utilizamos a PERSONA para direcionar a comunicação da empresa de forma mais objetiva, onde fala diretamente com o cliente e desperta um interesse mais profundo no seu produto, porque você conhece e sabe o que seu cliente realmente quer.
Mas como definir isso?
Bom, se você já possui uma base de clientes temos o ponto ideal para começar a descobrir qual é a sua persona. O interessante é fazer um levantamento dos dados que você tem em mãos e depois verificar o que falta. Uma simples pesquisa pode trazer o restante desses dados. Caso você esteja abrindo um negócio e ainda não possui um banco de clientes, vale desenvolver uma pesquisa com os clientes dos seus concorrentes!
Mas o que deve ter nessa pesquisa?
Algumas características básicas como:
– Idade
– localização habitacional
– localização comercial
– desafios
– crenças
– mídias que utiliza
– onde busca informações
– qual o maior sonho
– objetivos de vida
– critérios de decisão para comprar
– frustrações, entre outras.
Ao contrário de público alvo a descrição da sua persona fica mais pessoal, por exemplo:
Katarina tem 35 anos, mora em São Paulo. Formada há 2 anos em nutrição, possui sua própria clínica. Busca renovação no mercado, ajudando pessoas que tem interesse no mundo vegano. Encontra dificuldade em achar produtos orgânicos no bairro onde mora e acredita que com a popularização da “geração saúde” na internet o mercado vegano tende a aumentar.
Se estivéssemos falando de público alvo, a descrição acima seria o seguinte:
Mulheres entre 35 anos de São Paulo com formação em Nutrição.
Atuantes no mercado com interesse no mercado vegano.
Assim conseguimos ver bem a diferença entre os dois não é mesmo?
Ficou com alguma dúvida sobre esse tema? Manda uma mensagem para gente!