- Carolina Soares
Cronograma de Conteúdo

O marketing digital das suas redes sociais não deve ser encarado como um obstáculo que toma o seu tempo e atrasa suas outras atividades dentro da sua empresa. Para empreendedores que encaram múltiplas funções a organização é fundamental para otimizar o seu dia.
Uma maneira de organizar as ações das suas redes sociais é planejar e montar um cronograma. Pode ser da semana, quinzenal ou então do mês. Isso vai depender do tipo do seu negócio e qual a demanda das novidades que podem ocorrer nesse tempo.
Separe o tempo que achar necessário (dependendo do tempo do seu cronograma) e monte toda a estratégia. Pense na seguinte equação:
Objetivo + Tipo de conteúdo + Imagem + Conteúdo (escrita) + Investimento = Resultado
Objetivo: É o que você espera com a sua ação;
Tipo de conteúdo: É sobre o que você quer falar, um tema;
Imagem: Será o que as pessoas irão ver que remete ao que você está dizendo;
Conteúdo: O que você vai passar para os seus clientes, a mensagem;
Investimento: Quanto você vai gastar para gerar esse conteúdo;
Resultado: Atingiu o seu objetivo?
Usando esse modelo de equação você consegue com mais praticidade elaborar o seu conteúdo, sendo mais dinâmico na hora de criar vários conteúdos no mesmo dia. Aconselho a escrever primeiro todo o conteúdo e depois ir montando um a um.
Após todos os conteúdos montados faça uma tabela de datas (no programa que você saiba usar melhor, eu utilizo o Excel) e preencha em qual dia e hora irá entrar cada conteúdo e em qual plataforma. Então você terá criado o CRONOGRAMA DE CONTEÚDO!
Isso lhe dará mais tempo durante o prazo desse conteúdo, onde você terá apenas que revisar e publicar na data e hora definidas! Quer ver como usei a equação para montar esse conteúdo?
Exemplo:
Qual foi o Objetivo: Transmitir conhecimento aos meus clientes e seguidores;
O Tipo de Conteúdo: Informativo – Otimização do tempo e Cronograma (tema);
Conteúdo: (todo esse texto que vocês estão lendo);
Investimento: R$ 5,00/dia (publicação foi promovida)
Resultado: Métricas de curtidas, visualizações e PRINCIPALMENTE (neste caso) quantidade de publicação salva.
E aí, deu para pegar essa dica e começar a otimizar o seu tempo?